segunda-feira, 8 de março de 2010


Sidney e Norman – Um Conto Sobre Dois Porcos



Neste livro, os personagens principais são porquinhos, mas não são irmãos nem estão às voltas com um lobo que insiste em destruir sua casa, como naquela conhecida história infantil. O que eles precisam é manter em pé o seu relacionamento com os outros e com eles mesmos

Planeta Sustentável 04/03/2010 Márcia Rocha



Sidney e Norman são vizinhos. Norman é um porco trabalhador, ordeiro, cumpridor dos seus deveres... enfim, todo certinho. E também cheio de si. Já Sidney, seu vizinho, é exatamente o oposto: vive chegando atrasado ao trabalho, não consegue colocar a gravata no lugar certo nem por ordem na casa e é inseguro por ser tão atrapalhado. Até que, um dia, os dois recebem um convite para visitar Deus. Isso, mesmo! Encontrar o Todo Poderoso!


Norman, que se acha perfeito, fica feliz com o convite e não vê a hora de se encontrar com Deus, pois tem certeza de que só ouvirá elogios. Sidney, por sua vez, fica apavorado, porque só pensa em um motivo para ter recebido tal convite: vai levar uma senhora bronca. Acontece que as coisas não saem do jeito que os dois pensavam...

Essa é basicamente a trama deste livro, uma história que, de certa forma, também trata de sustentabilidade. Mas não da sustentabilidade que defende a preservação do planeta, mas daquela que valoriza a continuidade das relações entre as pessoas.

O trabalho do autor é focado em passar valores cristãos para as crianças – ele é um dos criadores de uma série de desenhos animados – os VeggieTales – que vendeu milhões de DVDs e virou programa na TV americana.

Mas mesmo com o tema de fundo religioso, que pode deixar alguns de nariz torcido, Sidney & Norman é uma historieta divertida, que vale a leitura. E tem ainda mais um ponto interessante que o livro nos traz: não é exagero dizer que pessoas preocupadas em se relacionar bem com as outras são sensíveis para a importância de respeitar também o planeta em que vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário