quinta-feira, 25 de março de 2010

Projeto Farmácia Viva produz remédios naturais

Desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará,

o Projeto Farmácia Viva pesquisa plantas usadas pela população para curar doenças simples, como gripe. Aquelas que têm seus efeitos comprovados cientificamente viram remédios naturais e são distribuídas à população, gratuitamente

Esse é o nome de um projeto sensacional desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará. Funciona assim: seu laboratório de pesquisas recolhe entre a população a indicação das plantas usadas popularmente para gripes, inflamações, problemas de digestão, circulação ou de pele, além de muitos outros desequilíbrios da saúde, e as estudam durante dez anos, para comprovação científica de seus efeitos. Depois orientam as comunidades interessadas em plantá-las e, num estágio posterior, um pequeno laboratório as transforma em cápsulas, xaropes, pomadas e tinturas.

Os remédios naturais são distribuídos gratuitamente no posto de saúde. "Em 30 anos, já estudamos o efeito de 25 plantas, mas faltam 780", diz Francisca Cavalcanti, a engenheira agrônoma responsável. Os remédios do projeto não são vendidos, mas esse pode ser um dos planos da universidade para 2010. Mais informações no e-mail de Francisca: fscavalc@ufc.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário