domingo, 21 de março de 2010


Água é tema de especial da National Geographic


Edição especial que chega às bancas no dia 22 de março aproveita o Dia Mundial da Água para falar desse recurso tão importante e tão maltratado pelo ser humano. Lançamento será realizado na Sabesp

Thays Prado
Planeta Sustentável - 18/03/2010

Em 15 anos, quase um terço da população mundial (1,8 bilhão de pessoas) estará vivendo em regiões com escassez de água. É o que nos lembra o editorial da revista National Geographic, que vai para as bancas na segunda-feira, 22 de março – Dia Mundial da Água. A publicação também reforça a conhecida desproporção entre a água salgada, abundante, e a água doce, tão escassa.

O que não faltam são motivos para preservar esse bem tão precioso. Uma das matérias da edição conta que a água pode sequestrar tanto ou mais gás carbônico do que as florestas – o que contribui para o controle das mudanças climáticas. Outra mostra, em detalhes, como funciona o Aquífero Guarani e o impacto de sua existência para quatro países do Mercosul, entre eles o Brasil.

A edição traz, ainda, uma entrevista com o criador da ANA – Agência Nacional das Águas, Jerson Kelman, que critica a precária gestão das águas no Brasil, mas acredita que o recurso pode ser estratégico para o país em termos de desenvolvimento agrícola e industrial.

Mapas mostram como as principais capitais do mundo extraem a água que chega a seus habitantes e quanto custa abrir uma torneira em cada lugar.

Tudo isso, muito mais e - como já é de praxe - belas fotos (veja na galeria), infográficos e muitos dados capazes de fazer qualquer leitor parar um pouco e refletir sobre o que anda fazendo com o bem sem o qual nenhum ser vivo poderia existir.

Veja o vídeo de lançamento da edição:



O lançamento desta “edição azul” da National Geographic Brasil acontece no dia 22 de março, no auditório da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, e conta com a presença do redator-chefe da revista e coordenador do movimento Planeta Sustentável, Matthew Shirts, de Francisco Eduardo Pereira Filho, diretor presidente do Instituto Aryran de Desenvolvimento Humano, Cultura e Meio Ambiente, de Dilma Pena, secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo e de Gesner Oliveira, presidente da Sabesp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário