segunda-feira, 8 de março de 2010


Inicia hoje vacinação contra H1N1 em profissionais da saúde

Data: 08/03/2010 / Fonte: NEPES


Imagem: Divulgação NEPES






O Conselho Consultivo do NEPES (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Ensino sobre Segurança e Saúde do Trabalhador em Serviços de Sáude), constituído pelas representações sindicais de trabalhadores e empregadores de São Paulo, com o apoio do COREN/SP inicia na manhã do dia 8 de março, a "Campanha de Vacinação contra o Vírus H1 N1 em Profissionais da Saúde". O evento conta com o apoio da Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas do grupo Sanofi-Aventis, e será realizado na sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), à rua dona Veridiana, 298, Santa Cecília.


O objetivo principal da ação será conscientizar os profissionais da saúde a cuidar da própria saúde e, a partir desta autoproteção, melhor atender a população. A vacinação segue até 19 de março de 2010. "É fundamental que este profissional cuide de sua saúde, da saúde de sua família e da saúde dos pacientes", afirma o médico Mário Bonciani, da direção do Nepes e vice-presidente da Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho). Bonciani afirma que a vacinação é uma arma importante contra o H1N1, principalmente porque o período de incubação da doença é assintomático: "O profissional pode transmitir o vírus antes mesmo de saber que está contaminado". A imunização é voluntária, mas o médico acredita que deveria ser compulsória para pessoas que trabalham em UTIs, unidades de pediatria e geriatria.


De acordo com a coordenadora do Projeto Risco Biológico, a médica Cristiane Rapparini, as taxas de vacinação entre os profissionais de saúde são baixas. "O fato de o trabalhador conhecer mais o assunto não o torna apto a aderir à vacinação", afirma a coordenadora deste projeto, formado há 10 anos por pesquisadores de instituições e universidades com o objetivo de reduzir os riscos de doenças infecciosas entre os trabalhadores de saúde.


Hoje se estima que no estado de São Paulo trabalhem cerca de um milhão de pessoas na área da saúde - desde funcionários dos setores administrativos até profissionais da área técnica (médicos, enfermeiros e engenheiros de saúde ocupacional). Para mobilizar todo este pessoal, a campanha usará quatro mil cartazes e 20 mil folhetos.


- Local: Sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), à rua dona Veridiana, 298, Santa Cecília
- Hora: 10h
- Data: 8 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário