sábado, 13 de março de 2010

Quem são os políticos exterminadores do futuro

A campanha “Os Exterminadores do Futuro”, lançada hoje pela Fundação SOS Mata Atlântica, contará com a ajuda da população para identificar os políticos que desrespeitam o meio ambiente no Brasil. Os nomes apontados serão divulgados em uma lista, antes das eleições de 2010, para ajudar os cidadãos a votarem de forma mais consciente

Existem, hoje, 36 PLs – projetos de lei no Brasil que propõem mudanças no Código Florestal para facilitar a exploração dos recursos naturais no país. Outros tantos PLs querem eliminar ou minimizar as exigências em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Florestal Legal, sem contar várias outras propostas políticas que visam amenizar a legislação ambiental brasileira para facilitar a exploração dos bens da natureza.

Mas, afinal, quem são esses políticos exterminadores do futuro? Apontá-los é o objetivo da nova campanha da Fundação SOS Mata Atlântica, lançada hoje, dia 10 de março, em Brasília para todo o país. Por meio de um hot site, a ação “Os Exterminadores do Futuro” pretende listar, com a ajuda da população, os nomes dos políticos que vêm demonstrando, por meio de suas atitudes, desrespeito à legislação ambiental brasileira e ao patrimônio natural do país.

Para isso, o site disponibiliza ao internauta, na seção “O que eu posso fazer?”, 18 atitudes frequentes em um político exterminador do futuro. Cada uma delas vale uma quantidade de pontos diferente. A ideia é que o cidadão avalie um político e, ao final do teste, some os pontos, para saber se ele é um exterminador: aprendiz, iniciante, profissional ou sênior.

Os resultados podem ser enviados para a SOS Mata Atlântica, que listará os nomes dos políticos inimigos do meio ambiente e divulgará para a população uma prévia dessa relação em maio, durante o evento Viva a Mata. A lista final será disponibilizada ao público, estrategicamente, em julho, para que os eleitores não esqueçam quem são os “exterminadores do futuro” quando forem às urnas, no final do ano.

O site da campanha ainda disponibiliza modelos de documentos que podem ser enviados, pela população, aos políticos exterminadores, cobrando mudanças de atitude. E, com a intenção de não só apontar esses políticos, mas também ajudá-los a atuar de forma diferente, a SOS Mata Atlântica pretende lançar, em 2010, a Plataforma Ambiental, com alguns compromissos que deveriam constar nas agendas socioambientais de todos os governos.

Veja o banner da campanha aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário