segunda-feira, 15 de março de 2010


Projeto Sustentável


A ideia de reformar a casa poupando ao máximo o meio ambiente foi abraçada por toda a família


Danilo Costa e Edson G. Medeiros

Revista Arquitetura & Construção – 03/2010

A busca por soluções ambientalmente amigáveis sempre esteve em pauta nos trabalhos da arquiteta Alice Martins, sócia de Flávio Butti. "Mas nem sempre conseguimos convencer os moradores de que alguns recursos custam mais caro no início e se pagam com o uso", pondera Alice. Na hora de reformar a própria casa, em São Paulo, o desejo de adotar medidas sustentáveis ganhou um incentivo. "Adorei quando meus filhos [Matheus, de 12 anos, e Leonardo, de 6 anos] me pediram que reciclássemos o lixo em casa, como eles aprenderam na escola", lembra ela.

E, assim, ideias simples como a coleta seletiva se uniram a outras mais engenhosas, a exemplo do sistema de aproveitamento da água pluvial e das placas solares. "Fiz o possível, desde conhecer o histórico dos fornecedores até adotar um cimento de menor impacto ambiental, caso do CP III", diz Alice.

SOLUÇÕES ECOLÓGICAS
Água quente: Quando fizeram o novo trecho do telhado, Alice e Flávio criaram uma torre para instalar a caixa-d’água acima do boiler - e este mais alto que os coletores solares (ambos da Tuma). Isso propiciou a circulação natural do líquido por termofusão, efeito térmico em que a água desce para os coletores por gravidade e sobe até o boiler por diferença de densidade, sem a ajuda de bomba.

VEJA QUADRO: Soluções ecológicas

Projeto de reforma: Alice Martins e Flávio Butti - Execução: Valdeci Honório Domingues - Paisagismo: Cynthia Azevedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário