terça-feira, 30 de março de 2010


Na china, 153 trabalhadores ficam presos em mina de carvão


Data: 30/03/2010 / Fonte: Zero Hora


China - Ao menos 153 trabalhadores ficaram presos em uma mina de carvão ao norte da China, depois que o local foi atingido por uma inundação. Cerca de 261 pessoas estavam na mina estatal de Wangjialing quando a inundação começou, no domingo, e 108 pessoas conseguiram escapar.

Equipes de resgate foram enviadas ao local, 650 quilômetros a sudoeste da capital chinesa, Pequim, para salvar os mineradores. O tempo necessário para resgatar os trabalhadores com vida depende das condições existentes no interior da mina. Caso haja circulação de ar no local, eles poderão sobreviver diversos dias. Até o início da noite de ontem, não havia comunicação possível com os mineiros presos.

Cerca de mil pessoas se revezavam nos trabalhos de resgate durante todo o dia de ontem, em turnos, para retirar a água e evitar que os mineiros morram afogados. Ninguém sabia ao certo se havia sobreviventes na mina, alguns deles situados um quilômetro abaixo da terra.

O acidente pode ser um dos piores desastres em minas na China nos últimos anos - isso só poderá ser avaliado quando os resgates forem efetivados, segundo a Administração Estatal da China de Segurança no Trabalho, que informou: alguns dos 108 mineiros sobreviventes conseguiram escapar sozinhos no momento da inundação, e outros foram resgatados depois. A mina de carvão fica na província de Shanxi, entre as cidades de Xiangning e Hejin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário