sábado, 19 de setembro de 2009

Programe-se para o Dia Mundial sem Carro



A bicicleta ganhou, pelo quarto ano consecutivo, o Desafio Intermodal, em SP, provando que é o meio de transporte que faz o trajeto mais rápido e sem emitir CO2 no ambiente



No dia 22 de setembro, é comemorado o Dia Mundial sem Carro. Além de se programar para deixar o automóvel na garagem, o brasileiro pode participar da comemoração da data em diversos eventos que acontecerão por todo o país, promovidos por ONGs, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e, também, pelo Ministério das Cidades

Não é preciso muita matemática para perceber: mais carros nas ruas representam menos ar limpo. É por isso que, desde 1997, o dia 22 de setembro ficou conhecido internacionalmente como o Dia Mundial Sem Carro – data em que diversas cidades promovem mobilizações que chamam a atenção para a necessidade da redução do uso de automóveis nos grandes centros urbanos, além da importância da cidadania no trânsito e do respeito aos pedestres e ciclistas.

O Brasil aderiu à causa em 2001 e, neste ano, para continuar participando da campanha mundial, uma série de cidades espalhadas por todos os cantos do país já divulgaram a programação especial da próxima terça-feira, dia 22. Além de poder se agendar para mudar um pouco a rotina e deixar o carro na garagem durante a data, o brasileiro terá a oportunidade de participar de vários eventos, promovidos por ONGs e órgãos públicos.

São Paulo é uma das cidades que possui programação mais completa e organizada. O Movimento Nossa São Paulo, por exemplo, está organizando vários debates, protestos e manifestações de rua desde ontem, 17 de setembro. Entre as atividades, estão um passeio cultural pelo metrô de São Paulo e uma caminhada urbana no bairro do Ipiranga. Além disso, dois seminários sobre o tema – “O impacto da poluição sobre a saúde pública” e “Mobilidade urbana - A importância de um Plano Municipal de Transportes em São Paulo” – serão promovidos no dia 21 de setembro.

Ainda na capital paulista, o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente está promovendo uma ação pela data no Parque do Ibirapuera. Um carro inflado, feito de lona, está instalado no local, conectado a um arco-íris, completamente “murcho”, que faz alusão aos malefícios da poluição do carro para o meio ambiente. A iniciativa é uma parceria do Instituto com a Secretaria de Verde e Meio Ambiente de SP, que está promovendo, também, passeios de bicicleta pela cidade e “Vagas Vivas” – evento que transforma vagas de estacionamento nas ruas em locais de conveniência, com atividades culturais.

No Rio de Janeiro, a programação do Dia Mundial sem Carro também está cheia de atividades. Além das “bicicletadas” e “Vagas Vivas”, merecem destaque outras duas iniciativas: a Pedalada Intermunicipal Niterói-Rio e a interdição, para carros, do quadrilátero formado pela Avenida Rio Branco, Rua da Assembléia, Avenida Antônio Carlos e Rua Santa Luzia, no Centro. Ao invés da circulação de veículos na área, no dia 22, uma série de atividades culturais, como apresentações musicais, acontecerão no local.

A capital brasileira também não ficou de fora, com eventos organizados pelo Ministério das Cidades. A atração principal da festa é o Seminário “Dia Sem Carro”, que reunirá membros do governo e da sociedade civil, juntamente com a imprensa, para debater questões como as alternativas para a mobilidade urbana e o “Programa Bicicleta Brasil” – iniciativa que visa fomentar as ações de incentivo às bicicletas nas cidades do país, de forma segura e inclusiva.

Para conhecer a programação da sua cidade, acesse o site da Secretaria de Meio Ambiente do seu município e participe do Dia Mundial sem Carro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário