domingo, 27 de setembro de 2009


INCENTIVOS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS


http://www.cosmo.com.br/blog/admin/imagens/10062009173430.jpg

Um grupo de empresas ligadas ao setor energético e à indústria automobilística entregou hoje a secretários da Prefeitura de São Paulo o documento Desafios e Incentivos para o Transporte Elétrico. O ato aconteceu durante o seminário “Desafios para a Mobilidade Sustentável na Cidade de São Paulo”, realizado em espaço da AES Eletropaulo no bairro do Cambuci, por iniciativa da empresa e da Prefeitura da cidade.


O documento sugere iniciativas para incentivo ao crescimento e à aceleração do uso de veículos elétricos, a longo e curto prazo. Entre as propostas estão a liberdade de estacionamento para elétricos e híbridos; liberação do rodízio de veículos da cidade; isenção de impostos diretos e indiretos sobre a cadeia produtiva, comercial e as que incidem no uso dos veículos (IPI, ICMS, ISS, IPVA, seguro obrigatório, licenciamento); incentivos à instalação de postos de carga; isenção ou redução de impostos de fornecimento de energia elétrica em horários estabelecidos, entre outras.

“Esta é uma atitude de maior relevância para a mobilidade, competitividade e atualidade da indústria automobilística”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos, Pietro Erber.

As empresas que formam o grupo são Toyota, Eletra Industrial, Grupo Zeppini, Nissan do Brasil, Watts & Volts e Veículo Urbano Mutual (VUM). Estiveram presentes no evento o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e os Secretários Municipais do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, de Transportes, Alexandre Moraes, e de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalém. Bucalém será o coordenador do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas, a ser criado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, no qual o grupo pretende participar a fim de discutir políticas públicas de incentivo à diminuição de gás carbônico. A Lei Municipal de Mudanças Climáticas, sancionada em junho, estabelece que até 2012 as emissões de CO2 na cidade diminuam 30%.

“Gostaria de apelar por alguns representantes a mais no grupo, para que ele usasse esse Comitê para discutir e propor um plano de trabalho para trazer as novidades mundiais à cidade de São Paulo”, declarou o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Antonio Calcagnotto.

Fonte Redação Sustenta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário