domingo, 13 de setembro de 2009

Explosão em mina de carvão mata pelo menos 35 na China


Uma explosão em uma mina de carvão na província chinesa de Henan, no centro do país, deixou pelo menos 35 mortos nesta terça-feira.

Autoridades chinesas afirmam que 14 homens que trabalhavam na mina conseguiram escapar, mas 44 pessoas continuam desaparecidas.

Segundo a Administração Estatal de Segurança no Trabalho, o acidente ocorreu na cidade de Pingdingshan.

Em entrevista à agência de notícias oficial Xinhua, um porta-voz do Partido Comunista afirmou que o local do acidente estava em obras e ainda não havia sido liberado para trabalho.

Perigo

As minas chinesas são as mais perigosas do mundo - milhares de trabalhadores morrem todos os anos em acidentes no setor de mineração.

Dados oficiais indicam que 3,2 mil trabalhadores morreram em minas em 2008, mas grupos independentes sugerem que o total pode ser ainda maior, já que a maioria dos acidentes são "escondidos" para evitar o custo alto do fechamento das minas.

A maioria dos acidentes ocorre por falhas na segurança, inclusive falta de ventilação adequada ou equipamento de combate ao fogo.

No sábado, o diretor do Administração Estatal de Segurança no Trabalho, Luo Lin, afirmou que o governo fechou cerca de mil minas de pequeno porte somente neste ano, numa tentativa de melhorar a administração e segurança dos locais de trabalho.

A mídia oficial do país afirma que mais de 12 mil minas de pequeno porte foram fechadas desde 2005.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário