segunda-feira, 7 de setembro de 2009


Obras: Materiais Menos Tóxicos


Diminua o impacto da obra com opções mais sustentáveis de tintas, cimento, tijolos e tubos



FONTE: Revistas Casa Claudia e Arquitetura e Construção

A pressão do mercado por produtos menos poluentes e agressivos à saúde vem surtindo efeito em vários setores da construção civil. Um exemplo é o das tintas. Graças a uma lei federal que entrou em vigor no início deste ano restringindo o uso de chumbo, hoje nenhuma grande marca emprega o metal em suas fórmulas.

O próximo alvo devem ser os compostos orgânicos voláteis (COVs), substâncias tóxicas presentes, principalmente, em tintas à base de solvente. Enquanto isso, a opção são as tintas látex à base de água. Veja outros materiais.

{txtalt}


Devido à produção do clínquer, principal componente do cimento, essa indústria responde por quase 5% das emissões mundiais de gás carbônico.A alternativa é o CP III, que substitui parte do clínquer por escórias de siderúrgicas.



{txtalt}


Fabricado com 95% de terra e 5% de cimento num processo sem queima, o tijolo de solo-cimento requer pouca argamassa e gera menos entulho na obra, pois permite embutir as instalações hidráulica e elétrica.


{txtalt}


Os tubos de PPR (polipropileno copolímero random) são uma alternativa aos de policloreto de vinila, o PVC. Se optar pelo PVC, confira na embalagem do produto se a marca eliminou o chumbo da fabricação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário