domingo, 21 de fevereiro de 2010

O passaporte para as fazendas orgânicas

O movimento World Wide Opportunities on Organic Farms disponibiliza, on line, informações sobre fazendas orgânicas que estão dispostas a receber, por um ano, pessoas interessadas em experimentar o gostinho do estilo de vida rural

O ponto de partida é o site do movimento, World Wide Opportunities on Organic Farms. Lá você fica sabendo sobre as linhas gerais do programa, mas precisa se filiar para ter acesso a todas as informações. A taxa custa em torno de 40 reais e dá direito a um ano de usufruto. Você vai receber um livreto (e uma senha para se cadastrar no site) com todas as fazendas afiliadas ao programa daquele ano.

Cada anfitrião descreve como é a propriedade, o tipo de agricultura empregado, quantas pessoas ele recebe por vez, se os quartos são individuais ou coletivos, se ficam dentro da casa ou em um chalé, quais os trabalhos que voce terá que desempenhar, quantas horas por dia, se a alimentação é vegetariana ou não, se é 100% orgânica ou parcial, se aceitam crianças e animais de estimação e, ufa!, que línguas falam. Também descobre se os anfitriões compõem uma familia, se é um casal, uma comunidade. E, principalmente, descrevem o lugar, a região, a distância das principais cidades, a natureza, as atividades ao ar livre que você pode fazer enquanto estiver morando por lá.

Tudo é superlativo, sem ser enganoso. Depois de escolher a fazenda, você contata o local com antecedência de, no mínimo, uma semana. Telefone para lá, converse, sinta como o anfitrião o recebe. Daí, é só acertar alguns detalhes e sempre lembrar que as surpresas fazem parte dessa troca.

Veja Também – Imersão Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário