sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


GHS entra para ABNT



Fonte: Revista Proteção, Ed. 215

O sistema de segurança química no Brasil inaugurou um novo capítulo em sua história. Por meio de uma parceria entre a Abiquim (Associação Brasileira de Indústria Química) e a ABNT, o Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos passou a integrar a normatização brasileira. O Acordo de Cooperação Técnica entre as duas entidades foi assinado no dia 15 de outubro oficializando, assim, a entrada em vigor da NBR 14725: Produtos Químicos – Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

“Além de nos encaixar na padronização mundial da classificação dos produtos químicos, a adoção do GHS no país tem como objetivo facilitar e promover a educação e a conscientização da sociedade frente à segurança química”, salienta o superintendente do Comitê Brasileiro de Química da ABNT, Clovis Sanchez.

A publicação da NBR 14725 possibilitará ao Brasil, que até então não possuía um sistema de classificação e comunicação de perigo para os produtos químicos, a implementação de uma gestão segura para essas substâncias perigosas. “Com o GHS, tem-se a expectativa de substancial melhoria na classificação dos produtos químicos, pois estaremos utilizando um sistema global baseado nas melhores classificações existentes, bem como para a rotulagem, com símbolos, pictogramas, frases de perigo e de prevenção harmonizadas”, avalia o auditor fiscal Roque Puiatti.

Com a entrada do GHS, os fabricantes terão que se adaptar às mudanças como, por exemplo, disponibilizar símbolos, informações, cuidados, prevenções e instruções em caso de risco de combustão no rótulo do produto a ser comercializado. Os fabricantes brasileiros terão até janeiro de 2011 para se ajustarem à nova normatização de rotulagem, classificação e terminologia dos produtos químicos.

A nova normatização brasileira sobre produtos químicos está sendo disponibilizada gratuitamente no site da ABNT (www.abnt.org.br
) e no portal da Abiquim, sessão Normas Técnicas (www.abiquim.org.br/abnt). Para ter acesso ao documento, basta preencher um cadastro virtual.



Fonte: Revista Proteção, Ed. 215 - 15/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário