domingo, 13 de dezembro de 2009


100 mil protestam pelo clima



Nem o vento, nem a sensação de 2 graus negativos em Copenhague, e nem mesmo o fato de ser sábado impediram 100 mil pessoas – homens, mulheres, bebês, crianças, jovens, adultos, idosos, das mais variadas nacionalidades – de se concentrarem em frente ao parlamento dinamarquês para pressionar negociadores e ministros – que começaram a chegar, hoje, na cidade – a fecharem um acordo climático justo e ambicioso.

Os líderes que subiam ao palco, entre eles, o presidente do Greenpeace, incentivavam a multidão, em tom entusiasmado, a pedir por justiça climática. Frases como “o sistema pode mudar, o clima não”; “chega de blábláblá, ação agora”; “não temos um planeta B”; e até um “nós amamos Kyoto” estavam em faixas, cartazes, camisetas, adesivos e balões.

Por volta das 14:30 (GMT+1), os manifestantes começaram uma marcha pacífica até o Bella Center, centro de convenções onde estão acontecendo as reuniões da COP15. Antes de eles chegarem, a polícia já estava preparada para impedir a entrada no local. O alerta era máximo. Enquanto deixei minha mochila no chão para tirar uma foto de cima do alambrado, um policial veio, imediatamente, gritando para que eu recolocasse a mochila nas costas, ou ele acharia que se tratava de uma bomba...

Mais de 500 organizações estava representadas na caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário