sábado, 29 de maio de 2010


Boazinha, não! Consciente

Além de contribuir para um planeta melhor, ainda economizo uma graninha





Tento reciclar todo lixo que produzo. E não é opção, é obrigação!


Lia Lubambo{txtalt}
Depoimento de Natália Parizotto, 28 anos, pesquisadora de imagem, São Paulo, SP



Dia desses, eu e meu marido resolvemos comprar um móvel para a televisão. E o que era para ser uma tarefa simples, virou um problemão, pois não compramos qualquer coisa em qualquer lugar. A gente se preocupa com a saúde do planeta em cada pequena atitude.

Nessa ocasião, por exemplo, fui a várias lojas, das mais famosas às menos conceituadas, até encontrar um móvel com certificado, produzido com madeira de reflorestamento. Pior do que não encontrar um produto assim foi ver o despreparo dos vendedores: “O que, senhora? Não entendi o que você quer”. Quando eu perguntava sobre a procedência do produto, eles sequer sabiam do que eu estava falando. Bom, a alternativa foi comprar a madeira em uma loja que só vende matéria-prima sustentável e contratar um marceneiro pra fazer. E quer saber? Ficou lindo e saiu até mais barato!

O PLANETA E O BOLSO
Lá em casa é tudo assim. O objetivo é preservar o pouco que ainda nos resta da natureza. No entanto, ao tomar essas medidas, também preservamos nosso bolso. Por exemplo: tenho um carro econômico, mas, mesmo assim, só uso quando é necessário. Faço a maioria das coisas a pé ou de bicicleta. E sempre que preciso dele, economizo gasolina dirigindo de maneira consciente: acelero menos, não forço as marchas... Esses hábitos foram parar na ponta do lápis: meu carro, que fazia apenas 10 km por litro, chega a fazer 14 km. É uma economia e tanto! Também reduzo gastos ao usar lâmpadas fluorescentes, que consomem menos energia, e desligar tudo da tomada: televisão, micro-ondas, computador e até o fogão. Acredite, faz diferença no final do mês.

Também uso a máquina de lavar roupas de uma forma inteligente. Primeiro, o básico: sempre espero juntar várias peças para lavar tudo de uma vez. Assim, poupo eletricidade e água. Outro truque é diluir o amaciante antes de usá-lo. Por ser muito espesso, ele estraga a máquina, que precisa gastar mais energia para batê-lo com a roupa. E, logo que o processo acaba, já coloco tudo no varal. Assim, ao secar, não preciso nem passar. Aliás, só uso o ferro em casos de extrema necessidade.

CONSCIÊNCIA EM PAZ
Além do lixo, também reciclo minhas roupas. Sempre que penso em descartar alguma peça,tento ressuscitá-la. Levo na costureira, faço mudanças... E, ao comprar uma nova, doo a mesma quantia para alguém que queira ou precise. Também promovo a reutilização de brinquedos na delegacia da mulher da minha região. Meus amigos já sabem disso e me procuram antes de jogar alguma coisa fora.

Mas não faço essas coisas porque sou boazinha, não. Quando escuto alguém dizer que é bonitinho ser assim, fico louca! Poxa, é obrigação. Faço o que faço porque penso que não existe outra opção. Não jogar lixo no chão, reciclar, economizar... Tudo isso deve ser tão natural quanto respirar. Entendo que essa é a única forma de viver bem e com a consciência em paz.

MAIS ALGUMAS MEDIDAS SUSTENTÁVEIS
• Configuro o computador para usar menos energia e entrar em modo de espera.
• Não jogo óleo no ralo da pia. Separo e levo para os postos de coleta. Faço o mesmo com
pilhas, lâmpadas e celulares velhos. Existem supermercados que recolhem.
• Menos embalagem, menos lixo. Só compro produtos com embalagem pequena. Por exemplo, o sabonete não precisa de um saquinho e uma caixa. Compro só os embalados apenas com papel.
• Quando levo meu cachorro para passear, em vez de usar saquinhos plásticos, recolho as fezes com jornal, que é biodegradável.
• No chuveiro, desligo a torneira entre cada ensaboada.
• Só compro eletrodomésticos com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Um comentário: