terça-feira, 26 de janeiro de 2010


Rumo certo

Estamos em 2010. O que mudou de dezembro para cá? Possivelmente a resposta será nada se estivermos nos referindo a mudanças concretas. Afinal, as coisas não se modificam num passe de mágica, só porque estamos na primeira página do calendário.

As verdadeiras realizações devem iniciar dentro de nós. O que faremos diferente neste ano? O que não gostaríamos de repetir? Quais nossas prioridades? Se soubermos responder a essas perguntas estaremos no rumo certo.

Que a SST extrapole o campo da obrigatoriedade e conquiste o seu espaço dentro das empresas. Isto significa elaborar PPRAs e PCMSOs não apenas por obrigação; realizar eleição de CIPA não somente porque a NR 5 determina ou ainda fazer treinamentos não apenas para superar a meta de horas/aula estabelecida.

Fazer prevenção, como tudo aquilo que se faz bem feito, é realizar com o coração. Planejar e executar ações que fazem sentido para nós. Só assim conseguiremos motivar equipes, trabalhadores e gestores a trabalhar com menos riscos. Se estivermos nessa direção, ótimo: os resultados já devem estar aparecendo. Se ainda não, nada melhor do que começar o ano sob esta nova perspectiva.

Um comentário:

  1. È extremamnente estimulante o que foi colocado em tão poucas palavras. Isso reforça a ideia de que temos que ser mais objetivos ao tratarmos da Saúde e Segurança dos trabalhadores. Parabéns, um abraço.

    ResponderExcluir