segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MTE estabelece requisitos para fabricação de EPIs

Documento lista requisitos específicos para EPIs destinados à proteção da face, olhos, mãos, ouvidos, vias respiratórias e contra efeitos de calor, chamas e radiação

Foi publicada esta semana a Portaria nº 121, em que o Ministério do Trabalho e Emprego estabelece normas técnicas de ensaios e requisitos obrigatórios dos equipamentos de proteção individual (EPI). Entre os princípios obrigatórios na concepção e fabricação de EPI descritos no documento estão o dever de propiciar o nível mais alto possível de proteção, levar em consideração conforto e facilidade de uso, não acarretar riscos adicionais, de fácil utilização, permitir liberdade de movimentos, ser tão leves e o mais resistente possíveis.

Os certificados de aprovação dos EPI têm os prazos de validade prorrogados para 7 de junho de 2010. Fica prorrogada para 31 de dezembro desse ano a validade dos certificados que tiveram vencimento entre 2 de outubro e 31 de dezembro de 2009.

O fabricante e o importador devem garantir e comprovar que o EPI foi concebido e fabricado em conformidade com o anexo I da portaria, por meio de laudos, especificações técnicas e certificações.

Na portaria também há requisitos específicos para EPIs destinados à proteção da face, dos olhos, das mãos, dos ouvidos, das vias respiratórias, contra efeitos de calor, chamas e radiação, entre outros.

Os manuais de instruções devem estar em português e conter instruções sobre o uso, armazenamento, higienização e manutenção corretos; tempos máximos de uso; vida útil e periodicidade de substituição, entre outros.

Fonte: MTE


Um comentário:

  1. Nome:
    Jonatan

    Cidade:
    Irati Pr

    Mensagem:
    Prezados Senhor(as)


    Estou disponivel para atuar no Cargo de Técnico de Segurança do Trabalho com ênfase em Gestão Ambiental, sendo com disponibilidade de trabalhos Temporários, free lance, também podendo residir para atuar em Qualquer Região do Brasil e também aceitando propostas para Trabalho no exterior. Conforme anúncio publicado acima coloco-me á disposição para qualquer esclarecimeto.

    Técnico de Segurança do Trabalho e Gestor Ambiental.
    Jonatan dos Santos Lisbôa
    jonatanlisboa@bol.com.br
    jonatanlisboa@pop.com.br
    (042) 9946-0026
    Paraná Brasil

    ResponderExcluir