segunda-feira, 29 de junho de 2009

ESPAÇO CONFINADO

Espaços Confinados - Livreto do Trabalhador_28062006

sábado, 27 de junho de 2009

Freando o Aquecimento Global


Tanto tem se falado em torno de soluções possíveis para os efeitos do aquecimento global. Seja no nível macro, envolvendo instâncias governamentais e setores de produção; seja no nível micro, compreendendo vizinhanças, bairros e cidades. Mas o que é possível fazermos, de fato, para colaborar?

Segundo o Instituto Akatu, as escolhas de consumo que fazemos, sendo conscientes de seu impacto e voltadas à sustentabilidade, constituem um importante passo para mudar esse quadro. O consumidor consciente, além de estar comprometido em consumir produtos vindos de empresas responsáveis do ponto de vista socioambiental, é aquele que busca disseminar suas práticas no dia-a-dia.

Listamos abaixo algumas coisas bem simples que você deve fazer para frear o processo de aquecimento global.

  • Caminhe ou vá de bicicleta quando puder. Carros são mais responsáveis por danos a atmosfera do que as indústrias;
  • Recicle - o lixo que não é reciclado acaba em um aterro , gerando metano e CO2; além disso, produtos reciclados requerem menos energia para ser produzidos do que produtos feitos do zero;
  • Plante árvores e outras plantas onde puder - as plantas tiram o CO 2 do ar e liberam oxigênio;
  • Jamais queime lixo - A queima lança CO2 e hidrocarbonetos para a atmosfera.
  • Certifique-se de que seu carro está com o motor regulado - isto permitirá que ele funcione com maior eficiência e produza menos gases nocivos;
  • Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136kg de gás carbônico anualmente.
  • Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
  • Prefira eletrodomésticos de baixo consumo energético. Procure por aparelhos com o selo do Procel ou Energy Star (em importados).
  • Não compre o que não for necessário. Prefira produtos ambientalmente corretos;
  • Não deixe seus aparelhos em standby. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. Em standby de um aparelho usa de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
  • Descongele geladeiras e freezers antigos… se é que você ainda tem um! Considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos.
  • Troque seu monitor antigo por um de LCD. Além de ficarem mais bonitos e ocuparem menos espaço em sua casa, são muito mais econômicos.
  • Divulgue a idéia . Lembre-se também de sugerir para seus amigos a adoção destas práticas.

Pensar globalmente. Agir localmente

Outras medidas importantes:
- Não deixe uma torneira pingando e nem escove os dentes com a torneira aberta;
- Fique atento (a) ao tempo dedicado aos banhos;
- Na hora de varrer o quintal ou a calçada, use a vassoure e não a mangueira;
- Dê preferência aos alimentos da estação e, se possível, orgânicos;
- Tente aproveitar as sobras. Com os talos do agrião, por exemplo, se faz um ótimo refogado;
- Quando for às compras, leve sacolas plásticas ou bolsa que disponha em sua casa;
- Atenção à quantidade de luzes acesas em casa;
- Jogue pilhas e baterias nos postos de coleta;
- Use somente pilhas recarregáveis;
- Desligue monitor quando não utilizar seu computador por mais de 15 minutos;
- Desligue seu computador quando não estiver em uso;
- Imprima somente o necessário








Plante Árvores: Somente as plantas
podem absorver o CO2 do ambiente e
produzir oxigênio.









Primeiro dia de trabalho.


Estão aberta as inscrições para o processo seletivo do COTUCA 2010, clique no link e veja o calendário: http://examesel.cotuca.unicamp.br/calendario.aspx

Unicamp de Portas Abertas


A Unicamp de Portas Abertas (UPA) é um evento anual em que, durante dois dias, a Universidade abre suas portas a estudantes de ensino médio e fundamental de todo o País.

O objetivo é oferecer a eles a oportunidade de conhecer uma das mais importantes instituições de ensino superior, com 66 cursos de graduação e 127 programas de pós-graduação que é, ao mesmo tempo, um destacado centro de investigação científica e tecnológica, com 21 faculdades e institutos, além de milhares de projetos em desenvolvimento.

Os visitantes serão recebidos pela comunidade de 33 mil alunos, 1.700 professores e 7 mil funcionários da Unicamp, de modo que estarão concentrados no campus, nos dois dias do evento, aproximadamente 80 mil pessoas. Isso torna a UPA um dos maiores eventos do interior do Estado, não apenas pelo volume de público como também pela qualidade de sua proposta.

Em 2008, a UPA será realizada nos dias 11 e 12 de setembro (sexta-feira e sábado). Ao longo desses dois dias, os visitantes poderão conhecer as unidades de ensino e pesquisa da Universidade, travar conhecimento com pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e de pós-graduacão.

Para os estudantes, a UPA é uma oportunidade rara de trocar ideias sobre as diferentes áreas do conhecimento e melhor definir suas vocações. Para a Unicamp, será uma ocasião de ajudar na definição do futuro de cada um e, por que não, de reforçar seu propósito de atrair sempre os melhores alunos, venham de onde vierem.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

IMAGEM DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

"Nenhum sucesso na Produção compensa o fracasso na Segurança."

Nr 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletrecidades


NR-10 Básico 40 horas: Para quem não tem o curso de NR-10 Reciclagem 20 horas: Para quem já fez NR-10 de 40 horas, e este está vencido já faz 2 anos ou mais.



clique na figura ao lado pra ampliar.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Amazônia pode "morrer" em 50 anos, diz estudos.

A floresta amazônica poderia "morrer" em 50 anos por causa de mudanças climáticas provocadas pelo homem, sugere um estudo internacional publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.


Segundo o estudo, muitos dos sistemas climáticos do mundo poderão passar por uma série de mudanças repentinas neste século, por causa de ações provocadas pela atividade humana.

Os pesquisadores argumentam que a sociedade não se deve deixar enganar por uma falsa sensação de segurança dada pela idéia de que as mudanças climáticas serão um processo lento e gradual.

"Nossas conclusões sugerem que uma variedade de elementos prestes a 'virar' poderiam chegar ao seu ponto crítico ainda neste século, por causa das mudanças climáticas induzidas pelo homem", disse o professor Tim Lenton, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, que liderou o estudo de mais de 50 cientistas.

Segundo os cientistas, alterações mínimas de temperatura já seriam suficientes para levar a mudanças dramáticas e até causar o colapso repentino de um sistema ecológico.

O estudo diz que os sistemas mais ameaçados seriam a camada de gelo do mar Ártico e da Groelândia, em um ranking preparado pelos cientistas, que inclui os nove sistemas mais ameaçados pelo aquecimento global.

A floresta amazônica ocupa a oitava e penúltima colocação no ranking.

Chuva

Segundo o estudo, boa parte da chuva que cai sobre a bacia amazônica é reciclada e, portanto, simulações de desmatamento na região sugerem uma diminuição de 20% a 30% das chuvas, o aumento da estação seca e também o aumento das temperaturas durante o verão.

Combinados, esses elementos tornariam mais difícil o restabelecimento da floresta.

A morte gradual das árvores da floresta amazônica já foi prevista caso as temperaturas subam entre 3ºC e 4ºC, por conta das secas que este aumento causaria.

A frequência de queimadas e a fragmentação da floresta, causada por atividade humana, também poderiam contribuir para este desequilíbrio.

Segundo o estudo, só as mudanças na exploração da terra já poderiam, potencialmente, levar a floresta amzônica a um ponto crítico.

A maioria dos cientistas que estudam mudanças climáticas acredita que o aquecimento global provocado pelas atividades humanas já começou a afetar alguns aspectos de nosso clima.

Por MSN Verde http://verde.br.msn.com

Festa do livro da Editora da Unicamp

terça-feira, 9 de junho de 2009

FRASE DA SEMANA

"Trabalhar com a prevenção é mais fácil do que trabalhar com a correção"

Prof. Edgard

SISTEMA ESQUELÉTICO

UM RESUMO DA APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE SISTEMA ESQUELÉTICO - TECIDO ÓSSEO, OSSOS E FRATURAS.



Resumo sistema osseo

segunda-feira, 8 de junho de 2009

A História da SEGURANÇA DO TRABALHO

Curso de Intrutor de treinamento


O curso ensina a ministrar treinamentos técnicos e apresentar palestras.



Clique na imagem pra amplia-la

Curso de Nr10



O Curso traz conhecimentos necessários para a segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidades.


Clique na imagem para amplia-la


AGENDA DA SEMANA (08/06 à 12/06)

08/06/09 - Segunda Feira

-Prova de Inglês - Tempo verbal, números grandes, formação de palavras e vos passiva.
-Prova de Informática - Power Point, Access, Excel.

09/06/09 - Terça Feira

Entrega dos exercícios de matemática - colocar no escaninho da EDNA.

10/06/09 -Quarta Feira

-Segunda prova de Física Instrumental - Momentos.
-Entrega dos exercícios valendo nota.

sexta-feira, 5 de junho de 2009


Olá futuros técnicos de segurança do trabalho, aqui jaz a apresentação do grupo de SISTEMA TEGUMENTAR -QUEIMADURAS. Parabéns pessoal, ficou muito bom.

Apresentação em slides.
Obs: Cenas fortes
Queimaduras

Semana do Meio Ambiente




Vejam programação: http://www.campinas.sp.gov.br/chamadas/semeia2009/index.html

terça-feira, 2 de junho de 2009

IMAGEM DA SEMANA

FRASE DA SEMANA



"Segurança é uma questão de fé. É evitar o acidente que nunca se viu."

Video sobre o Técnico de Segurança do Trabalho

Matéria feita pela SPTV da rede globo sobre o Técnico de Segurança do Trabalho.